domingo, 8 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher - "We Can Do It"

Oi gente! Bom, hoje dia 8 de março, como muitas já sabem é o dia internacional da Mulher, acredito que a maioria não sabe o porque da existência desse dia então vou contar a história para vocês.

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecido em Nova York, resolveram lutar por melhores condições de trabalho fazendo uma greve. A manifestação foi reprimida com muita violência, as operárias foram presas na fábrica e a incendiaram. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Assim ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. O que hoje é encarado como uma data festiva e comemorativa teve sua origem na manifestação de um grupo de operárias.

Ao longo da história houve marcos de lutas das mulheres, por melhores condições de vida e trabalho, por direitos iguais aos dos homens. Então vou falar um pouco sobre um marco muito popular que deu origem ao cartaz We Can Do It.

Um ícone que simboliza o movimento feminista durante a Segunda Guerra Mundial, e também uma grande estratégia de marketing do governo Americano para contratar mulheres para serem operárias em usinas e fábricas em todo o país, pois as fábricas ficaram carentes de mão-de-obra, e para suprir esse buraco, as mulheres foram convocadas para ocupar essa área que, até então, era "trabalho masculino".  
Assim surgiu o famoso cartaz We Can Do It, com a criação da personagem “Rosie, The Riveter” (ou Rosie, a Rebitadeira), A ilustração feita por J. Howard Miller exibe uma mulher forte mostrando seus músculos, trabalhadora que não perdeu sua feminilidade, usando batom e o lenço vermelho de bolinhas brancas na cabeça. A técnica usada para ilustrar Rosie era a mesma a que muitos outros ilustradores de pin-ups da época usavam.


A personagem Rosie foi inspirada em uma operária de 19 anos, Geraldine Doyle (1924-2010), uma operária que trabalhava em uma fábrica de Michigan. 

Com o fim da guerra esperava-se que as mulheres voltassem aos seus lares para cuidar de seus filhos e maridos cansados da guerra. Algumas retornaram, mas outras se negaram a isso, elas atenderam ao chamado de “Rosie” quebrando diversos tabus, começaram a lutar pelo espaço no mercado de trabalho, a buscar por direitos a salários melhores, já que na época elas ganhavam bem menos exercendo a mesma função que um homem.

Esse cartaz mobilizou muitas mulheres a deixar sua posição de dona de casa e ter coragem para tentar um emprego remunerado e mais ainda para lutar por seus direitos. A mulher trabalhadora dominou por completo a imagem pública isso tudo sem perder a feminilidade.

Com o passar dos anos a imagem de Rosie se solidifica cada vez mais e se torna referência social e fashion, sobre tudo um símbolo feminista. Passa também a ideia de que as mulheres são tão "fortes" quanto os homens, tão capazes quanto.

Texto e Imagens: De Volta ao Retrô

Agora que a gente já sabe sobre a história por tráz do dia das mulher vou dar um recadinho para todas elas que estam lendo esse post.

"A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada." - Maomé

Acredito que essa seja a frase mais sabia em relação a mulher. A mulher já sofreu muita aintigamente, a desigualdade social era desumana, mas com nossas atidudes, com força e esperança nós consegumimos alcançar nossa meta: ter direitos iguais. Depois da história que você acabou de ler não é atoa que não existe o dia do homem. É extremamente triste em pensar como um ser humano consegue fazer isso com mais de 100 mulheres, é muita crueldade. E é mais triste ainda pensar que sim, isso ainda existe. O machismo é algo que ainda está entre nós, mesmo depois de tudo isso existem homens que usam e tratam a mulher como um objeto, como algo sem sentimentos. Mas tudo isso pode melhorar, só depende de você.

Muitas mulheres se deixam levar pela aparência. A sociedade criou um padrão de beleza que está destruindo o sentimento de quem não se encaixa nesse padrão, e, quem se encaixa, ''esfrega'' na cara da outra. Se você passa por isso e acha que não tem cances de ter seus direitos de volta saiba que você tem sim! Vou te ensinar a como se aceitar, se é que tem como ensinar isso... Mesmo asim vou tentar.
Começe se olhando no espelho, o que você vê? Nesse momento esqueça a aparência, foque no seu eu interno, lembre-se das suas atitudes, seus atos, sua personalidade. Você vê uma menina feliz, contente com ela mesma, que está conquistando tudo o que ela deseja, que está amadurecendo todos os dias cada vez mais e se orgulha dela mesma? Ou você vê um menina triste, infeliz, que não consegue conquistar o que quer, que não tem auto-estima, que se acha feia mesmo sendo linda? Se você vê a menina infeliz e tiste com si mesmo mude! Diga para você mesma: sou linda e eu me amo. Não espere que as pessoas vão gostar de você se nem você gosta! Mesmo se voce for novinha ou ja for uma adulta da tempo de mudar, tudo isso é questão de tempo e tenho certeza que se voce tiver fé que vai conseguir, voce vai ser a mulher mais feliz de todas!

Agora sim um ótima Dia das Mulheres para todas nós que somos lutadoras, trabalhadoras que dedicam tudo de si em tudo! Parabéns para todas nós! E lembre-se: o fato de você usar  salto alto e um batom vermelho não te torna uma mulher, o que torna são suas atitudes.

Gostaria de convidar algumas blogueiras amigas a fazer um vídeo, post, postar uma foto, dizendo o que te torna uma Girls Power! O que te deixa poderosa, o que te faz sentir bem! Então convido a:
Joice - Moda Fashion
Mara - Modismos
Eva Victória - Flores e Canções
Sofia Soares - Canal: Sofia Soares
Sabrina Souza - Canal Sabrina Souza
Beatriz Heringer - Canal Beatriz Heringer

Agora quero que todas voces comente o que te torna uma #girlpower? Um item de make, uma peça de roupa, um sorriso, um ato? Deixe aqui nos comentários que eu ficaria muito feliz em saber! Beijão para todas voces S2S2

2 comentários:

  1. Olá Natália!
    Fiquei muito feliz de ter sido indicada e ficarei honrada em fazer um post respondendo a sua pergunta !
    Mil beijos <3

    cancoeseflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

E aí, gostou? Se sim deixe seu comentário criticando avaliando... Isso ajuda bastante! Beijos Natalia s2